Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Fixadas instruções sobre a contratação de aprendizes em empresas que exerçam atividades insalubres e perigosas

Publicada em 02.10.2015

Publicado por Vitor Pécora
há 9 anos

Por meio da norma em referência, foram estabelecidas instruções para o cumprimento da cota de aprendizagem e cumprimento alternativo nas empresas cujas atividades demandem mão de obra com habilitação técnica específica que impossibilite a aprendizagem e/ou que prestem serviços de forma preponderante em ambientes, insalubres e/ou perigosos, que venham a gerar insegurança jurídica no cumprimento da cota.

As empresas e/ou suas respectivas entidades de classe de caráter nacional poderão requerer formalmente ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através do Secretário de Políticas Públicas de Emprego, declaração de cumprimento alternativo das cotas exigidas.

No caso de aprendizes contratados com idade entre 16 e 29 anos, será verificado o caráter objetivo que, uma vez atendido, será considerado cumprido sem a necessidade do referido requerimento.

A habilitação técnica específica é aquela que depende de legislação em vigor ou de pré-requisitos que impossibilitem o cumprimento da Lei do Aprendiz.

Serão considerados como aprendizes para os efeitos de cumprimento da cota prevista na Lei nº 10.097/2000:

a) empregados contratados com idade entre 16 e 29 anos;

b) aprendizes nos arcos da prática esportiva e cultural para exercerem as funções em entidades que fomentem o esporte e a cultura; e/ou

c) jovens após o término do contrato de aprendizagem, sendo cumprida a cota até os 29 anos de idade do menor aprendiz admitido.

Excluem-se da regra ora citada as funções do setor administrativo das empresas cujas cotas de aprendiz deverão ser cumpridas de acordo com a mencionada Lei.

Para a definição da base de cálculo da quota legal de aprendizes por empresa, serão excluídos do cálculo as funções que não demandam formação técnico-profissional metódica, ou seja, escolaridade inferior ao ensino fundamental completo; experiência profissional inferior a 1 ano; curso de qualificação profissional inferior a 400 horas; desempenho da função que não requeira supervisão ou supervisão ocasional.

(Portaria MTE nº 1.288/2015 - DOU 1 de 02.10.2015)

Fonte: Editorial IOB

www.iobonline.com.br

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações98
  • Seguidores139
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações714
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fixadas-instrucoes-sobre-a-contratacao-de-aprendizes-em-empresas-que-exercam-atividades-insalubres-e-perigosas/239463730

Informações relacionadas

João Leandro Longo, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Procuração INSS.

Thais Jeniffer Rocha, Advogado
Artigoshá 4 anos

Como anda o cumprimento da cota de aprendizes na sua empresa/entidade?

Willian Prates, Advogado
Artigoshá 6 anos

Qual a diferença entre trabalho perigoso e insalubre?

Dra Tacila Nascimento de Moraes, Advogado
Artigoshá 2 anos

Normas de "proteção" ao trabalho de crianças e adolescentes

Tribunal Superior do Trabalho
Notíciashá 11 anos

Regulamentação permite trabalho de menor na condição de aprendiz a partir dos 14 anos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)